Conheça o método de treinamento que mais cresce no mundo

Sobre o treinamento CrossFit

CrossFit é um programa de treinamento de força e condicionamento físico baseado em movimentos funcionais constantemente variado e de alta intensidade relativa.

O objetivo é tornar a pessoa preparada para o inesperado e para o desconhecido, criando um estado de prontidão que permite encarar qualquer desafio físico.

O Principal equipamento para sua prática e o nosso corpo. Mas, também são utilizados técnicas e equipamentos específicos como barras e anilhas olímpicas, Kettlebells, pesos livres, cordas, caixas, bolas, pneus, argolas, elásticos, entre outros.

Posso fazer CrossFit?

Na Crossfit Voraz respeitamos as individualidades, oferecendo um ambiente de treino inclusivo.

Se alguém não for capaz de realizar algum dos exercícios propostos, irá aprender cada etapa, adaptando o movimento para sua condição atual.

 Desde atletas de alto rendimento que buscam aprimorar a performance em seus esportes até pessoas que passaram décadas sem se exercitar, todos podem se beneficiar do programa de treinamento CrossFit.

O sucesso do CrossFit é o fato que nossos praticantes são acima da média quando o assunto é condicionamento físico. Aproveitando assim, a vida com mais qualidade, seja ao bater bola com os amigos, andar de bicicleta, surfar no fim de semana, recolher um objeto pesado no chão com técnica e segurança ou pegar seu filho no colo para uma brincadeira saudável. Todos se beneficiam com o CrossFit!

Capacidades desenvolvidas pelo CrossFit

Resistência Cardio Respiratória

Resistência Cardio Respiratória

É a capacidade dos sistemas do corpo de gerar, processar e distribuir o oxigênio para o mesmo.

Stamina

Stamina

Talvez pouco conhecida, é a capacidade do corpo de gerar, processar e utilizar a energia disponível.

Força

Força

A capacidade de uma unidade motora ou um conjunto delas de gerar trabalho.

Precisão

Precisão

Capacidade de controle do movimento, “do seu corpo ou de um objeto”, em uma direção e em uma intensidade.

Flexibilidade

Flexibilidade

Habilidade de maximizar a amplitude de movimento de uma articulação ou músculo.

Equilíibrio

Equilíbrio

A capacidade de controlar o centro de gravidade do seu corpo em relação á base que ele se encontra.

Potência

Potência

É a capacidade de uma unidade motora ou um conjunto delas de gerar trabalho em força máxima, em um tempo mínimo.

Velocidade

Velocidade

Capacidade de minimizar o tempo do ciclo do movimento por repetidas vezes, ou seja, a rapidez que um trabalho é realizado.

Coordenação

Precisão

A capacidade de combinar vários padrões de movimentos distintos em um movimento distinto singular.

Agilidade

Agilidade

Capacidade de se deslocar e mudar o padrão do movimento no menor tempo possível.

Glossário CrossFit

Crossfit

Traduzido ao pé da letra diz-se “rondas” que é o mesmo que series.

Do inglês “As many rounds as possible”, ou seja, quantas séries/repetições forem possíveis num determinado tempo.

Saltos na caixa/banco. A medida standard da caixa costuma ser: 
– 60cm para os Homens
– 50cm para as Mulheres.
Quando combinado com outro exercício, como por exemplo os Burpees, os saltos na caixa são saltos para diante da caixa e não para cima da caixa, o que torna a dificuldade maior.

Dumbbell, ou Haltere.

KettleBell Swing (sem tradução).

Abdominais, normalmente feito com o auxílio do AbMat.

Pular/saltar á corda.

Salto duplo de corda, ou seja, dar 2 voltas com a corda pelo corpo num pulo apenas.

Bola na parede, consiste em efetuar um agachamento e depois atirar a bola á altura indicada. O seu movimento para uma repetição é:
Squat-down/squat-up/throw//catch (agachamento abaixo/ agachamento acima/atira/apanha). A medida standard para o alvo é 3M de altura tanto para homens como para mulheres. O peso da bola tem como medida standard 9Kg para os homens e 6Kg para as mulheres.

Bola na parede 2 em 1. Exercício igual ao Wall Ball com a única diferença de ter mais um agachamento ou seja o movimento para uma repetição é: 
squat-down/squat-up/throw/squat-down/squatch-up/catch (agachamento abaixo/agachamento acima/atira/agachamento abaixo/agachamento acima/apanha).

Abdominais na máquina GHR (Glute Ham Raise).

Medida russa de peso para os kettlebells. 
1 Pood = 16Kg,
1.5 Pood = 25Kg,
2 Pood = 32Kg,
Etc…

Ginástica

Agachamento Livre, sem carga (sem barra, sem colete, sem peso).

Burpee é Burpee! Não se traduz! Sente-se!

Joelhos nos Cotovelos, exercício com ênfase nos abdominais/core, executado pendurado na barra elevando os joelhos até tocarem os cotovelos.

Pés na Barra, também pendurado na barra só que tocando os pés na barra.

Flexão invertida, em que o corpo está invertido com os membros superiores assentes no solo e o atleta executa uma flexão dos braços dando ênfase principalmente os músculos do ombro. Na ginástica a adaptação do exercício chama-se Flexão em Apoio Facial Invertido (Pino). O exercício é também designado por “Parada-de-mão” ou então “Plantar Bananeira”.

Subida na argola.

Elevação na Barra em que é permitido kipping. O queixo tem que ultrapassar a barra e os joelhos não podem ultrapassar a linha horizontal da bacia.

Elevações tradicionais na barra em que o queixo tem que passar a barra para contar como repetição. O uso de kiping não é permitido. São as elevações usadas na instrucção/recrutamento militar.

Elevações na barra em que o peito toca obrigatoriamente na barra e não apenas passa o queixo da altura da barra.

Elevações na barra sem balanço (elevações que se fazem nas avaliações para o recrutamento militar).

Flexão de braços no solo.

Lunges (sem tradução), exercício que visa desenvolver principalmete as coxas e glúteos e pode ser feito sem peso ou com peso (barra, haltere, disco ou colete). No exercício o joelho toca no chão.

Agachamento pistola, exercício de agachamento com um membro inferior apenas, ou seja, uma coxa faz a flexão e a outra coxa está estendida não tocando o solo.

Levantamento de Peso

Supino plano no banco.

Peso Morto/Levantamento Terra, movimento do levantamento de peso básico em que o objetivo é apenas tirar uma carga do chão até o corpo estar erecto. Não há elevação dos braços.

Arremesso, movimento do levantamento de peso olímpico feito em duas etapas para tirar uma carga do chão e levá-la acima da cabeça.

1º tempo de arremesso.

2º tempo de arremesso.

Arranco, movimento do levantamento de peso olimpíco que consiste em tirar uma carga do chão e leva-la acima da cabeça num único movimento.

Suspensão, ou seja, é para o movimento ser iniciado com a barra fora do chão, normalmente à altura do joelho.

Em Pé, ou seja, a barra deve ser sustentada antes do quadril descer até a linha dos joelhos (normalmente quando não há essa definição os exercícios devem ser feitos com agachamento completo antes de se finalizar o movimento.

Final de arranco, é a fase de entrada embaixo da barra no arranco, nesse caso usado como exercício.

Agachamento (normalmente feito com barra á frente ou atrás, ambos com barra acima da linha horizontal dos ombros/trapézios).

Agachamento de arranco. Antes de começar o exercicío há uma elevação da barra da cabeça e de seguida é efetuado o agachamento sempre com os braços estendidos e a barra acima da cabeça.

Puxada alta de terra.

Designado como transporte de lavrador ou fazendeiro (nome utilizado no brasil) consiste em transportar 2 pesos suspensos nas mãos até um ponto e regressar. Normalmente o percurso tem como medida standard de 30M.

(sem tradução) exercicío combinado de agachamento pela frente + Push-press.